Built to Suit – Sale Leaseback – Vendas Certificados de Recebíveis Imobiliários – CRI

20/06/2014

A Di Cavalcanti & Associados Consultoria Empresarial, com 24 anos de atividades, agora está assessorando clientes, de médio ou grande porte, para operações imobiliárias, já que o BNDES e o Banco do Nordeste não financiam construção civil destinada à venda ou locação, e, muito menos, aquisição de terrenos/imóveis ou financiamento para loteamentos.

As exceções dos financiamentos, pelos Bancos de Desenvolvimento Nacional e Regional, na área imobiliária são: Shoppings Centers, Centros Comerciais, Logística – Condomínio de Galpões; no caso do BNDES, apoia empreendimentos imobiliários destinados a arrendamento para atividades produtivas de saúde e educação.

Assim sendo, os Certificados de Recebíveis Imobiliários - CRI permitem estruturação de operações financeiras com inúmeros e diferentes formatos, tendo apenas como exemplo:

- Built to suit – são contratos de locação de longo prazo, no qual o imóvel é construído para atender os interesses específicos do locatário, já pré-determinado. O prazo do contrato é calculado de modo que o lucro obtido com o uso do imóvel cubra os custos do empreendimento. Normalmente, são utilizados pelos setores industrial, agroindustrial, comercial e de serviços, por um prazo de 10 a 20 anos. A vantagem da operação/contrato é evitar a imobilização do capital da empresa, já que fará uma simples locação do imóvel;

- Sale Leaseback – é um acordo comercial pelo qual a propriedade é, simultaneamente, vendida e alugada de volta à empresa, com prazo variando de 10 a 30 anos, desbloqueando o valor imobilizado do imóvel, gerando igual montante para capital de giro ou disponibilizando recursos para novos investimentos;

- Venda/Liquidez da Carteira Securitizada de Recebíveis Imobiliários.