Capital de Giro direto Bndes

20/02/2018

Capital de Giro direto Bndes

O BNDES, priorizando Empresas nordestinas com faturamento anual até R$ 300 milhões, está concedendo financiamento direto, desde que superiores a R$ 10 milhões, favorecendo enormemente as gestões financeiras, pois o prazo de amortização é de até 5 anos, inclusa carência de até 24 meses.

A Di Cavalcanti Consultoria Empresarial tem constatado que as Empresas que pleitearam, contrataram a operação em até 70 dias, obtiveram os seguintes benefícios:

=> Reduziram/eliminaram a vulnerabilidade junto ao Sistema Financeiro, pela desconcentração do passivo bancário junto a seus maiores credores;

=> Alongaram significativamente o perfil da dívida;

=> Mitigaram os custos financeiros;

=> Liberaram os limites de crédito junto aos seus atuais Bancos e, consequentemente, o comprometimento com os seus recebíveis, visto que a operação BNDES Giro Direto aceita garantias reais/hipotecárias, não exigindo, apenas aceitando, se oferecido, securitização de direitos creditórios;

=> Não oneraram os custos financeiros, pois não tiveram exigências de reciprocidades e cobrança de relacionamento através de aquisições dos serviços bancários, seguros, previdência e aplicações financeiras.

Para o cadastro, no respectivo enquadramento da operação do BNDES Direto, é exigido balanço auditado e, em caso de grupo econômico, também o balanço consolidado.

O custo financeiro é a TLP acrescido da Taxa BNDES de 1,7% a.a., além de spread/taxa de risco do BNDES a partir de 2,1% a.a.

Na forma de apoio direta, apenas serão elegíveis grupos econômicos ou empresas com balanço auditado por empresas que apresentem:

• O indicador financeiro [(Dívida Líquida) / (EBITDA)] menor ou igual a 6,0, apurado no balanço auditado do Grupo (combinado ou consolidado) referente ao exercício fiscal de 2016; ou

• Como garantia, fiança bancária.

Para apuração dos indicadores financeiros propostos, deverão ser utilizadas as seguintes definições:
Dívida Líquida = Dívida Total (Empréstimos e Financiamentos, Debêntures, Financiamentos por Arrendamento Financeiro e outros passivos com características semelhantes, classificados no Passivo Circulante ou Não Circulante), deduzida dos valores do caixa e equivalentes de caixa e das aplicações financeiras.
EBITDA = resultado líquido do período, acrescido dos tributos sobre o lucro, das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras e das depreciações, amortizações e exaustões.

Aprovação de crédito => O efetivo diferencial da Di Cavalcanti Consultoria Empresarial