Cartão BNDES no Banco do Nordeste

05/06/2015

Cartão BNDES no Banco do Nordeste

Banco do Nordeste é o 10º emissor do Cartão BNDES

Banco do Nordeste (BNB) passa a ser, a partir desta segunda-feira, 1º de junho, a décima instituição financeira a emitir o Cartão BNDES. Presente em todos os Estados nordestinos, além do Norte de Minas e do Espírito Santo, o BNB poderá chegar a mais micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) da região.

Maior instituição da América Latina voltada para o desenvolvimento regional, o Banco do Nordeste possui uma rede de aproximadamente 300 agências, que, aliadas aos trabalhos dos agentes de desenvolvimento e das agências itinerantes, garantem a presença da instituição em cerca de 2 mil municípios em sua área de atuação.

O cartão – Criado para atender exclusivamente às empresas de menor porte, o Cartão BNDES é uma linha de crédito rotativo e pré-aprovada, com limite de até R$ 1 milhão por banco emissor (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica Federal, Itaú, Sicoob, Sicredi, Santander e BNB). Essa linha possui uma das menores taxas de juros do mercado (1,11% ao mês, em junho de 2015) e pagamento em até 48 prestações mensais fixas e iguais, sem cobrança de IOF.

Sua utilização destina-se à aquisição de bens e serviços necessários às atividades das MPMEs, que tenham fabricação total ou parcial no País e que estejam cadastradas no site www.cartaobndes.gov.br por fornecedores devidamente credenciados – que podem ser empresas e instituições de qualquer porte.

Cerca de 265 mil itens de 66 mil fornecedores estão disponíveis para compra no site do Cartão BNDES. Os mais comercializados são máquinas e equipamentos, materiais de construção civil, computadores, softwares, móveis comerciais, insumos têxteis, veículos utilitários e motocicletas para serviços de entrega.

Atualmente, 98% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um Cartão BNDES emitido. Desde que foi criado, em 2002, até hoje, foram emitidos cerca de 695 mil Cartões BNDES em todo o Brasil, somando R$ 55,5 bilhões em limites de crédito pré-aprovados para investimentos. Até maio de 2015 o produto liberou R$4,8 bilhões em financiamentos, um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Como solicitar – Para pedir o Cartão BNDES, basta acessar o site www.cartaobndes.gov.br, clicar no menu “Solicite seu Cartão BNDES”, preencher a proposta de solicitação e encaminhar os documentos necessários a um banco emissor.

O credenciamento de fornecedores também é feito no portal do Cartão BNDES, acessando o menu “Seja um Fornecedor Credenciado”, e preenchendo um cadastro online. Será necessário afiliar-se a uma ou mais operadoras (Cielo, Redecard ou Cabal Brasil) e montar seu catálogo de produtos.