Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial

Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial

Imprensa

01/03/2015

Do outro lado da mesa

 

Com vinte anos de experiência em banco, o economista Ricardo Di Cavalcanti decidiu prestar consultoria empresarial nas áreas de comércio e serviços

Economista e administrador, Ricardo Di Cavalcanti dedicou boa parte de sua carreira profissional ao trabalho em bancos. Passou pelas diretorias do Banorte e do Banco Mercantil, além de ter atuado no Banco Nacional de Boston. Mas a necessidade crescente de uma consultoria empresarial que atendesse ao comércio e ao setor de serviços no Recife, na década de 1990, motivou a abertura da Di Cavalcanti & Associados. Junto com as economistas Terezinha Bezerra e Suely Abreu, Ricardo está agora do outro lado da mesa, comandando projetos junto aos bancos, em vez de aprová-los. Outros 28 serviços são oferecidos pela empresa.  

Fornecer vantagens competitivas no nicho de atuação de mercado de cada empresa para potencializar seus resultados foi a principal motivação para que o empresário abrisse a consultoria. A experiência que adquiriu ao longo dos anos de atuação profissional era um campo fértil. Aliado a isso, faltava um serviço que atendesse a demanda da orientação empresarial. “Quando resolvi começar a consultoria, meus concorrentes atendiam apenas a indústria, e eu estava interessado em outro setor, o de prestação de serviços e o comércio”, relembra Ricardo. “Como já havia trabalhado em bancos, conhecia bem o funcionamento dos projetos de viabilização financeira”, comenta. 

Seus primeiros clientes se concentravam no setor sucroalcooleiro. Hoje, atua nas áreas médico-hospitalar, de geração e distribuição de energia, hotelaria e turismo e até o setor automobilístico. “Não tenho um perfil definido. Com a expansão da consultoria, fomos ganhando nome e sendo procurados por diversas empresas”, relata. Cavalcanti explica que a maior parte dos clientes se encontra em Pernambuco, na Paraíba e Alagoas, mas também atende nas demais regiões. “Setenta por cento das empresas que nos procuram estão no Nordeste, e há poucos atendimentos no resto do país”, explica. “Isso acontece porque não temos projetos pré-prontos. O atendimento se faz de forma personalizada, estudando caso a caso e dialogando com os clientes. Então torna-se difícil prestar consultoria para quem está muito distante”, completa.  

Com o passar dos anos, os serviços foram se expandindo. Atualmente, é possível consultar a empresa para construir um plano de negócios, abrir e fechar capital, analisar o desempenho do negócio, estudar políticas de recuperação financeira e entender mais sobre incentivos fiscais, entre outros. “Com 22 anos de mercado, podemos dizer que estamos consolidados em todos os serviços que oferecemos, com excessão do trabalho com os debêntures, já que o Brasil não tem um mercado financeiro em pleno funcionamento”, opina o economista. É nesse setor que Cavalcanti pretende apostar nos próximos anos para o crescimento da consultoria.

 

Perfil Di Cavalcanti & Associados

Fundação: 1993

Funcionários efetivos: 6

Projetos realizados: 200

Serviços : 29

 

DIARIO DE PERNAMBUCO

PODER 2 – ECONOMIA

ESPECIAL PARA O DIARIO