Eficiência Energética - BNDES e BNB/FNE | Redução 75% IRPJ – SUDENE | Reinvestimento = 30% IRPJ – SUDENE/BNB

27/01/2016

Eficiência Energética - BNDES e BNB/FNE

Indubitavelmente, os investimentos na autogeração de energia estão apresentando elevadíssima taxa de retorno e baixíssimo payback nos investimentos, não só pela redução do custo de energia em si, mas principalmente por evitar a enorme carga fiscal e inúmeros encargos, tarifas e contribuições que formam o preço final.

Até investimento em geradores movidos a combustíveis fosseis para geração de energia apenas no horário de pico – início das noites – tem apresentado excelente retorno econômico-financeiro.

Os bancos oficiais, com destaque para o BNDES e o Banco do Nordeste, estão priorizando a concessão de financiamentos incentivados, para investimentos em:

• Eficiência energética;

• Cogeração de energia elétrica a partir de energias renováveis.

Banco do Nordeste/FNE Verde

Geração de Energia Renovável e/ou Eficiência Energética

Porte Empresa

Pequena-Média

Média

Grande

Participação

Encargos Integrais

14,12% a.a.

15,29% a.a.

Encargos Com Bônus

12,00% a.a.

12,99% a.a.

Capital de giro associado até 35% do investimento fixo projetado.

O prazo poderá ser ampliado para até 20 anos, já incluída a carência de 8 anos, para projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis.

BNDES Finem - Eficiência Energética

Financiamentos acima de R$ 5 milhões

Linha de Crédito

FINEM Direto

FINEM Indireto

Porte Empresa

MPME (*)

MPME (*)

Custo Financeiro

TJLP

Remuneração BNDES

1,5% aa

1,5% aa

Taxa de Intermediação Financeira

0,1% aa

0,5% aa

Taxa de risco de crédito

4,18% a.a. - máxima, depende do rating

Remuneração Agente Financeiro

3% a.a. - negociável

Capital de giro associado: (*)MPME até 40%, Médias-Grandes e Grandes Empresas até 15%.

A participação do BNDES é de 70%. Pode ser ampliada para até 90%, independentemente da região. Mas, neste caso, a parcela do crédito referente ao aumento da participação terá custo equivalente a Cesta de Moedas ou Selic, e a remuneração básica do BNDES será de, no mínimo, 1,2% a.a.

A projeção da TJLP para o próximo trimestre (abril/junho 2016) é de 8% a.a., taxa que deverá ficar estabilizada até dezembro/2016. Veja arquivo anexo evolução TJLP gráfico e tabela - clique aqui.

Tanto o financiamento do BNB/FNE quanto o do BNDES, o prazo de amortização é em função da capacidade de pagamento do Projeto em si, até 12 anos, e a carência, no mínimo até 6 meses da entrada de operação, limitada a 48 meses.

O benefício das taxas/juros/encargos acima do BNDES são válidos para financiamentos acima de R$ 5 milhões/empresa – Finem Direto ou Indireto.

Financiamentos abaixo de R$ 5 milhões, as condições são do BNDES Automático. Veja quadro abaixo, em que, para grande empresa, ao invés de TJLP, o custo é de Selic.

BNDES Automático

0,5% aa

Remuneração Agente Financeiro

3% a.a. - negociável

(**) A participação do BNDES pode ser ampliada, sem custo adicional, em até 20 pontos percentuais para municípios e setores contemplados pela Política de Dinamização Regional (PDR).
(**) A participação também pode ser ampliada para até 90%, independentemente da região. Mas, neste caso, a parcela do crédito referente ao aumento da participação terá custo equivalente a Cesta ou Selic, e a remuneração básica do BNDES será de, no mínimo, 1,2% a.a.

Redução 75% IRPJ – SUDENE

A Sudene concede redução de 75% de IRPJ, por 10 anos, visando incentivar investimentos em implantação, diversificação, ampliação e modernização das empresas na região Nordeste nos setores industriais, agroindustriais, infraestrutura, geração, transmissão e distribuição de energia, além de hotelaria - clique aqui.

Reinvestimento = 30% IRPJ – SUDENE/BNB

Visando estimular reinvestimento na região Nordeste, a SUDENE permite que 30% do IRPJ das empresas não sejam recolhidos aos cofres públicos, desde que ocorra o depósito do valor, em conta específica no Banco do Nordeste, acrescido de 50% da quantia com recursos próprios, que podem ser financiados pelo próprio BNB, para investimento em máquinas e equipamentos - clique aqui.

A Di Cavalcanti Consultoria Empresarial é atuante em prestação de serviços a seus clientes tanto junto a SUDENE quanto ao Banco do Nordeste.