Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial
Financiamentos e Incentivos Fiscais para o incremento e desenvolvimento das relações comerciais e de negócios bilaterais do NE com o Exterior

Informes


26/05/2016

Financiamentos e Incentivos Fiscais para o incremento e desenvolvimento das relações comerciais e de negócios bilaterais do NE com o Exterior

Financiamentos e Incentivos Fiscais para o incremento e desenvolvimento das relações comerciais e de negócios bilaterais do Nordeste Brasileiro com o Exterior

Indubitavelmente, as relações bilaterais possuem grande potencial de desenvolvimento entre o Nordeste Brasileiro e o Exterior, que propiciarão o aproveitamento das vantagens comparativas, com o consequente fomento do bem-estar de suas populações. O Nordeste Brasileiro possui um mercado efetivo de cerca de 30% da população do País. Para tanto, é necessário que seja realizada uma ampla divulgação das linhas de financiamentos disponibilizadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e o Banco Regional de Desenvolvimento – Banco do Nordeste do Brasil – BNB, visando a crescimento das exportações, importações e investimentos, tanto dos Empresários/Empresas Brasileiras no Exterior, quanto vice-versa.

O BNDES possui uma linha de financiamento específica para inserção e o fortalecimento de empresas com participação de capital nacional no mercado internacional através do apoio à aquisição de ativos e à realização de projetos ou investimentos no exterior Anexo 1 – clique aqui.

O Banco do Nordeste - BNB e o BNDES possuem linhas de créditos altamente favorecidas quanto a juros/encargos e prazo de amortização para financiar investimentos de Empresários/Empresas do Exterior no Nordeste Brasileiro – Anexo 2 – e inúmeros incentivos fiscais, tanto em nível Federal, quanto Estaduais e Municipais – Veja Anexo 3.

No Anexo 4 estão descrito  as condições do BNB e do BNDES para financiamentos das exportações nordestinas ao mercado internacional, como também as condições do BNDES Exim Pós-embarque financiando Empresas no Exterior na aquisição das exportações nordestinas.

Através de financiamento de Capital de Giro com reduzidos juros/encargos e longo prazo de amortização e interessante carência, tanto o BNB quanto o BNDES podem financiar as importações do Exterior pelas Empresas Nordestinas de máquinas/equipamentos/instalações – vide Anexo 5 – e de bens de consumo, produtos alimentícios, agropecuários e commodities – Anexo 6.

Além dos financiamentos, existem incentivos fiscais para as indústrias nordestinas importarem matérias-primas, insumos e embalagens do Exterior, com diferimento do ICMS na importação (normalmente 18% do valor final após apropriados os impostos federais, além do PIS e COFINS). Na saída das mercadorias industrializadas, gozam do crédito presumido (redução) de 75% a 95% do ICMS em Pernambuco, cujo Programa de Desenvolvimento que concede o diferimento e a redução do ICMS em Pernambuco denomina-se PRODEPE. Cada Estado Nordestino tem um Programa específico com denominação diferenciada (Na Paraíba é o FAIN, em Alagoas é o PRODESIN, etc).

Para importação de produtos/mercadorias visando o consumo final na Região, existem os Incentivos Fiscais para estimular a importação diretamente pela Região e desenvolver os seus Portos. Veja exemplos AL, PE e PB no Anexo 7.

Estamos à disposição para atender aos Empresários/Empresas que desejem financiamentos e/ou incentivos ficais para a realização de investimentos/negócios ou efetuarem exportações ou importações.

Participamos que o BNDES (www.bndes.gov.br) possui Escritório no Nordeste para dar apoio e informações. Endereço:

 

Rua Padre Carapuceiro, 858. Centro Empresarial Queiroz Galvão – Torre Cícero Dias, 18º e 19º andares

Boa Viagem – Recife/PE – 51.020-280

 

O Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br) dispõe de Superintendências em cada Estado objetivando disponibilizar amplo atendimento aos interessados:

 

SUPERINTENDENTES ESTADUAIS BNB

 

NOME

CARGO

FONE

JOÃO ROBÉRIO PEREIRA DE MESSIAS

Superintendente Estadual do Ceará

(85) 3457.6200/6202

LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR

Superintendente Estadual do Piauí

(86) 3216.8668

JOSÉ EXPEDITO NEIVA SANTOS

Superintendente Estadual do Maranhão

(98) 3194.9601

JOSÉ MENDES BATISTA

Superintendente Estadual do Rio Grande do Norte

(84) 3133.3202

WESLEY MÁCIO GONÇALVES MACIEL

Superintendente Estadual da Paraíba

(83) 3216.9410

MARCÍLIO MORAIS SILVA

Superintendente Estadual de Pernambuco

(81) 3198 4200/4212

SAUMÍNEO DA SILVA NASCIMENTO

Superintendente Estadual de Sergipe

(79) 2107.5659/5626

ANTÔNIO CÉSAR DE SANTANA

Superintendente Estadual de Alagoas

(82) 3216.4581/4570

JORGE ANTONIO BAGDEVE DE OLIVEIRA

Superintendente Estadual da Bahia

(71) 3402.7514/7519

JOÃO NILTON CASTRO MARTINS

Superintendente Estadual do Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo

(38) 3229.9248

 

Eficácia na aprovação de crédito e de incentivos fiscais
» O efetivo diferencial da
Di Cavalcanti Consultoria Empresarial