Loteamentos Residenciais e Comerciais - Estagflação - Refinanciamentos de Imóveis Rurais, Comerciais ou Residenciais - Built to Suit – Sale Leaseback – Vendas Certificados de Recebíveis Imobiliários – CRI

01/08/2014

Loteamentos Residenciais e Comerciais

Financie até 70% de toda infraestrutura a ser realizada do loteamento, tanto para fins residenciais quanto de distritos privados industriais e/ou de logística, desde que 30% dos investimentos já tenham sido efetuados, antecipando os recebíveis até 120 meses, através de CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários).

Para que a operação seja altamente vantajosa/interessante, é recomendável que o valor total das vendas já efetuadas seja superior a R$ 10 milhões e correspondam, no mínimo, a 30/40% dos lotes/área.

Estagflação

É indicado que as Empresas preparem-se, se já não o fizeram, para, após as eleições, pois ocorrerão:

- Aumentos significativos dos preços de energia elétrica, combustíveis, gás, óleos e graxas lubrificantes, etc – todos os preços administrados;

- Desvalorização do Real (R$) – O cambio deixará de ser administrado/controlado artificialmente para conter a aceleração dos preços.

Consequentemente, os juros serão aumentados para evitar alta generalizada de preços em todas as cadeias produtivas e segmentos.

Logo, é indicado que tenham limites de créditos pré-aprovados nos Bancos Públicos Federais (BNDES, Banco do Brasil, Caixa-CEF e Banco do Nordeste) e nos Bancos Privados, Agentes Repassadores do BNDES, pois são os que oferecem taxas reduzidas de juros e longo prazo para amortização dos financiamentos.

Investimentos em eficiência energética, geração própria de energia nos horários de pico, racionalização da logística, antecipação das importações de máquinas e equipamentos e de pagamentos ao exterior são simples exemplos de providências a serem efetuadas, além de adiar o fechamento de câmbio nas exportações.

Refinanciamentos de Imóveis Rurais, Comerciais ou Residenciais

Cias. Hipotecárias e Bancos estão refinanciando para pessoas/famílias até 60% do valor do imóvel rural e/ou comercial e/ou residencial, pelo prazo máximo de 20 anos, com taxa de 12% a.a. Operação simples, prática e rápida – Prazo máximo 60 dias para contratação/liberação (Flexibilidade nas avaliações e nas comprovações de rendas – capacidade de pagamento).

O imóvel permanece de sua propriedade, da mesma forma que o uso, podendo estar alugado ou não. O saldo devedor pode ser amortizado parcialmente ou quitado antecipadamente a qualquer momento.

Trata-se de operação ágil e os recursos não precisam ter destinação específica – vão direto para a conta do financiado – Pessoa Física.

→ Aquisição ou venda de imóvel comercial urbano

Financiamento de até 80% do valor do imóvel, com taxa de 12% a.a. + TR*, em até 240 meses. No caso de terreno, o montante financiado é de 50%.

→ Imóvel residencial urbano - Aquisição ou venda

Financiamento de até 90% do valor do imóvel, inclusive terreno, com taxa máxima de 9% a.a. + TR*, em até 35 anos.

As instituições financeiras prometem agilidade na finalização do processo (até 15 dias para assinatura do contrato) e análise de crédito gratuita. Nenhuma despesa adicional, além de R$ 1 mil (avaliação do imóvel e análise jurídica e cadastro, incluso no financiamento.

TR = 0,25% a.m (Julho/2014) - FGV

A Di Cavalcanti & Associados Consultoria Empresarial, com 24 anos de atividades, agora está assessorando clientes, de médio ou grande porte, para operações imobiliárias, já que o BNDES e o Banco do Nordeste não financiam construção civil destinada à venda ou locação, e, muito menos, aquisição de terrenos/imóveis ou financiamento para loteamentos.

As exceções dos financiamentos, pelos Bancos de Desenvolvimento Nacional e Regional, na área imobiliária são: Shoppings Centers, Centros Comerciais, Logística – Condomínio de Galpões; no caso do BNDES, apoia empreendimentos imobiliários destinados a arrendamento para atividades produtivas de saúde e educação. Assim sendo, os Certificados de Recebíveis Imobiliários - CRI permitem estruturação de operações financeiras com inúmeros e diferentes formatos, tendo apenas como exemplo:

- Built to suit – são contratos de locação de longo prazo, no qual o imóvel é construído para atender os interesses específicos do locatário, já pré-determinado. O prazo do contrato é calculado de modo que o lucro obtido com o uso do imóvel cubra os custos do empreendimento. Normalmente, são utilizados pelos setores industrial, agroindustrial, comercial e de serviços, por um prazo de 10 a 20 anos. A vantagem da operação/contrato é evitar a imobilização do capital da empresa, já que fará uma simples locação do imóvel;

- Sale Leaseback – é um acordo comercial pelo qual a propriedade é, simultaneamente, vendida e alugada de volta à empresa, com prazo variando de 10 a 30 anos, desbloqueando o valor imobilizado do imóvel, gerando igual montante para capital de giro ou disponibilizando recursos para novos investimentos;

- Venda/Liquidez da Carteira Securitizada de Recebíveis Imobiliários.