Novo site - Novo Capital de Giro BNDES Progeren - Capital de Giro - Financiamento Rural

19/08/2015

Visite novo site

Atualizado e agora com versão mobile www.dicavalcantiassociados.com.br

Novo Capital de Giro BNDES Progeren

BNDES amplia acesso a capital de giro para empresas de todos os portes e setores

“Banco retira restrições e amplia de R$ 20 mi para R$ 70 mi limite do BNDES Progeren. Programa vigora até o fim do ano, com orçamento de R$ 7,7 bi

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ampliou o acesso ao seu programa de financiamento de capital de giro. A partir de agora, companhias de todos os portes e de todos os setores da economia podem solicitar recursos do Programa BNDES de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda (BNDES Progeren), sem restrições.

Antes, o programa era acessível por micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), mas excluía grandes empresas de algumas categorias.  O Banco realizou as mudanças porque considera que, no momento econômico atual, é necessário dar mais fôlego financeiro às empresas.

O limite por beneficiário foi ampliado de R$ 20 milhões para R$ 70 milhões. Excepcionalmente, para o setor sucroalcooleiro, este limite é de R$ 130 milhões. O prazo para pagamento dos empréstimos é de 60 meses, incluindo 24 meses de carência.

A dotação orçamentária do BNDES Progeren é de R$ 7,7 bilhões, com vigência até o final de 2015. O programa opera apenas na modalidade indireta, e para requisitar os recursos é necessário entrar em contato com qualquer banco comercial que seja agente financeiro do BNDES (a grande maioria dos bancos brasileiros).

Condições – As melhores condições do programa são oferecidas para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). As companhias de menor porte pagarão custo financeiro de Selic, spread de 0,4% ao ano e taxa de intermediação financeira de 0,1%, além do spread do agente financeiro.

Para as médias e grandes, o spread do BNDES é de 1,3% e 2% ao ano, respectivamente, e também incide a taxa de intermediação financeira, de 0,5%, além do spread do agente financeiro. As novas condições do programa serão divulgadas pelo BNDES aos agentes financeiros por meio de carta circular até o próximo dia 21 de agosto.“

Caixa/CEF - Comercialização Crédito Rural

A Caixa /CEF está priorizando contratações de financiamentos para aquisição de produtos agrícolas – Frutas, Leite, etc. - Produtos Agropecuários, garantindo assim, a venda da produção pelo valor não inferior ao preço mínimo – Política de Garantia.

A linha de financiamento é denominada FGPP e destina-se a Agroindústrias ou Beneficiadores de Produtos Agrícolas, inclusive Cerealistas.

Taxa = 10,5% a.a.

Prazo = Até 240 dias

Capital de Giro - Longo prazo para amortização e reduzido custo financeiro

O Banco do Nordeste financia, através Giro Insumo/Mercadoria FNE/BNB, aquisição isolada de: matérias-primas e insumos utilizados no processo produtivo de indústrias e agroindústrias; mercadorias para a constituição de estoques de empresas comerciais; e, insumos utilizados por empresas de prestação de serviços, inclusive turísticas, desde que sejam classificadas como pequenas ou médias empresas.

Giro Fácil – Caixa/CEF

Empresa que possui faturamento anual de até R$ 50 milhões, pode contar com essa linha de crédito pré-aprovada de até R$ 2 milhões, por CNPJ, independente do porte do Grupo Econômico.

Condições:

Taxas a partir de 1,60% a.m;

Prazos de até 48 meses;

Juros mensais pré-fixados.

A Caixa-CEF, além do Giro Fácil, é atuante repassadora recursos BNDES e possui inúmeras linhas próprias de financiamento de Capital de Giro, sendo as mais conhecidas, denominadas Girocaixa Recurso PIS, Capital de Giro Caixa, Proger, etc.

Refinanciamento de imóveis residenciais e/ou comerciais, inclusive galpões e terrenos para PF’s

A excelente novidade é a possibilidade agora de refinanciamento de imóveis residenciais e/ou comerciais de propriedade das Empresas, o que até recentemente só era permitido para pessoas/famílias – os recursos não precisam ter destinação específica. O prazo máximo para refinanciamento imobiliário é de até 20 anos, limitado a 60% do valor dos imóveis. A operação é simples, prática e rápida, sem burocracia. Custo da Operação: Taxa de 1,25 a.m. + IGPM (5,6% a.a.) Sistema de amortização: Tabela SAC