Pricing - Muita atenção! - Juros Fixos - Adquira, financiado - Energia - Geração para autoconsumo

20/03/2014

Pricing – Muita atenção!

É recomendável prioridade na precificação para a empresa  manter sua margem de remuneração, tendo em vista a inflação ascendente. O retorno sobre o capital, capacidade empresarial e gestão é imprescindível.

Juros Fixos

Contrate preferencialmente financiamentos de longo prazo, com juros fixos junto aos Bancos Oficiais (BNDES, BNB, CAIXA, BB), já que o cenário é de crescente inflação e alta significativa dos juros.

Adquira, financiado

Enquanto existe disponibilidade de Geradores para aquisição, haja vista a conjuntura de risco de falta de energia, adquira-os financiados pelo BNDES PSI – 4,5% a.a. fixo com 10 anos para amortizar incluso 24 meses de carência ou FNE – Banco do Nordeste – 4,5% a.a., com 05 anos para amortizar, tendo 01 ano de carência.

Energia – Geração para autoconsumo

O Banco do Nordeste está priorizando o apoio à geração de energia para consumo próprio, admitida a comercialização do excedente limitado a 50% da capacidade instalada prevista.

A geração de energia oriunda de fontes convencionais é financiável com o custo máximo fixo líquido efetivo de 5,5% a.a., com prazo de amortização de até 12 anos, incluso a carência de até 48 meses.

No caso de energias renováveis ou investimentos na busca de eficiência energética, financia até 100% do investimento, podendo o prazo de amortização ser até de 20 anos, já incluso a carência de até 8 anos.