Projeto atracado

25/05/2012

Projeto atracado

Ao contrário de Pernambuco, Porto de águas profundas, na Paraíba, não sai do papel por desinteresse do Governo

Além do Complexo Portuário do Recife, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, já articula junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV) uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de um novo porto no litoral Norte do estado, próximo ao município de Goiana (63 km do Recife). O projeto  está sendo analisado pela FGV e, após o parecer, deverá ter previsão de investimentos na ordem de R$ 3 bilhões. A Paraiba também teve um projeto de implantação de novo Porto, mas não sai do papel.

Para o consultor Ricardo Di Cavalcanti, muitos pernambucanos esperam que o governador Eduardo Campos saia candidato a presidente da República, em 2014, e, com isso, esperam uma outra grande onda de investimentos federais no estado. Caso, na época, não haja espaço para a candidatura, aguardam que ele negocie os investimentos para Pernambuco e fique no Senado.

O consultor faz um comparativo com a situação da Paraíba, que possui projeto para a instalação de um Porto de Águas Profundas no município de Lucena, litoral norte do Estado, mas que, segundo ele, não teve uma ação efetiva por parte da administração estadual. “O Porto de Lucena é viável com a interligação ferroviária junto à Transnordestina. Pouquíssimas empresas estão analisando a Paraíba para fazerem investimentos. A Cinep está inoperante, comparativamente de como atuava. A ex-Secretaria da Receita não está incrementando os termos de acordo com o que atraia inúmeros atacadistas distribuidores do país como um todo, gerando novos empregos e novas rendas”, lamentou.

Segundo Di Cavalcanti, o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, sinalizou a negociação de um projeto para um Porto de Águas Profundas na Paraíba, desde que houvesse a participação expressa de, pelo menos, um investidor. A Di Cavalcanti & Associados Consultoria Empresarial teria apresentado três, formalmente, com cartas e e-mails dirigidos diretamente ao secretário. “Não foi o suficiente para que ele disponibilizasse, conforme prometeu pessoalmente, os estudos elaborados no Governo anterior, através de contratação da conceituada e atuante DTA Engenharia – levantamentos e estudos de pré-viabilidade. Passou a querer conversar com cada Investidor antes de eles terem a possibilidade de verificarem a viabilidade ou não, que é o papel da Consultoria junto a eles”, questionou.

Procurado pela reportagem, o secretário Gustavo Nogueira não foi localizado para repercutir as informações.

O Porto de Cabedelo

Os três senadores paraibanos - Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena (PSDB) e Vital do Rêgo (PMDB) e 12 deputados federais participaram, este mês de uma audiência em Brasília para buscar, com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, investimentos para incentivar a atividade portuária no estado, sobretudo, recursos destinados ao Porto de Cabedelo, cujo tamanho não tem a mesma estatura do Porto de Águas Profundas. O Governo do Estado da Paraiba tem se recusado a tratar deste empreendimento porque, segundo empresários, o projeto foi elabrado no Governo anterior.

Segundo o senador Cássio Cunha Lima, que coordena a bancada do Senado, a ideia de um porto de águas profundas é um projeto que precisa ser prospectadoe não esquecido. Quem coordena a bancada dos deputados federais é o peemedebista Manoel Júnior.

Para o Porto de Cabedelo, o ministro liberou recursos na ordem de R$ 35 milhões. Leonidas Cristino autorizou o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome, a elaborar, em caráter de urgência, um projeto de viabilidade econômica, junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), para aprofundar o canal de acesso do Porto de Cabedelo.

Além disso, o projeto deve prever a construção de um terminal de multiuso com cerca de 550 metros de cais.

REVISTA NORDESTE

MAIO 2012