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Valuation

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24/10/2014

Valuation

AVALIAÇÃO DO VALOR ECONÔMICO

 

DEFINIÇÃO DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

Tornou-se comum o processo de reconfiguração societária, corporativa e organizacional, no âmbito das economias globalizadas, onde a compra e venda de empresas é uma tarefa árdua, passando, muitas vezes, por uma engenharia financeira complexa. A avaliação de empresas é extremamente importante e, na maioria dos casos, é pouco consensual. Ela é em geral obtida a partir do método do fluxo de caixa descontado, o qual traz os fluxos financeiros futuros a valores presentes, com base numa taxa de desconto calcada sobre o custo de capital da empresa.

O objetivo da taxa de desconto é considerar o custo de oportunidade dos investimentos. Para tanto, adotamos o modelo de precificação de ativos denominado CAPM (Capital Asset Pricing Model), que foi originalmente desenvolvido para explicar o comportamento dos preços dos ativos e fornecer um mecanismo que possibilitasse aos investidores avaliar o impacto do risco sobre o retorno de um ativo. O CAPM é bastante utilizado nas várias operações do mercado de capitais, bem como no processo de avaliação de tomada de decisão em condições de risco.

 

METODOLOGIA 

Diante das inegáveis vantagens sobre métodos puramente contábeis, além de se tratar da metodologia universalmente utilizada atualmente, a ferramenta de finanças corporativas a ser utilizada para esta avaliação de empresa será o FCD (Fluxo de Caixa Descontado).

Este método correlaciona o valor de um ativo ao valor presente do fluxo de caixa futuro que se espera dele. Este é o método mais indicado porque:

Reconhece o valor do dinheiro no tempo;

Não é afetado por técnicas contábeis;

Reflete o aumento de riqueza para o sócio/acionista;

Depende somente do fluxo de caixa e do custo de oportunidade.

Para a realização do serviço de avaliação do valor da empresa, detalhamos abaixo as etapas para a realização da análise e elaboração do estudo:

 

Fase 1 - FASE DE LEVANTAMENTO DE DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE UMA EMPRESA (documentos a serem solicitados ao cliente).

A Consultoria fornecerá ao Cliente/Contratante a relação de documentos e informações necessárias para o início da análise e elaboração do estudo de avaliação. É importante ressaltar que a elaboração do estudo somente poderá ser iniciada após a entrega total das informações e documentações de responsabilidade do Cliente/Contratante.

Obs: não faz parte do escopo deste trabalho a realização de procedimentos de due dilligence, auditoria ou qualquer outra atividade de verificação e/ou validação dos dados e informações apresentados nas demonstrações contábeis/financeiras a serem utilizadas como base para elaboração da valuation.

 

Fase 2 – ELABORAÇÃO DO ESTUDO DE AVALIAÇÃO DA EMPRESA 

Mediante o recebimento de toda a documentação e informações, a consultoria procederá à análise e processamento dos dados, sob a técnica das finanças corporativas, resultando na entrega do estudo de avaliação do valor da empresa.

Obs: o prazo estimado de entrega do relatório final é de até 60 dias após a entrega de todas as informações e documentos solicitados ao cliente.

 

Documentos e Informações a serem entregues à Contradada pela Contratante

-Atos Constitutivos (Contrato Social e alterações ou Estatutos), além de acordo de acionistas, se houver;

-Cópia dos cartões de CNPJ;

-03 últimos Balanços Auditados , se possível;

-Faturamento mensal dos últimos 5 anos, por produto, especificando mercado interno e externo;

-Breve histórico da empresa e perspectiva de negócios para os próximos 10 anos;

-Fornecer quadro de endividamento bancário da empresa, incluindo a descrição dos tipos de operações, seus respectivos valores, saldos devedores e bancos, especificando taxas e garantias existentes, além de quaisquer investimentos ou aplicações;

-Referências Bancárias e Comerciais da empresa;

-Registro de marcas e patentes, se houver;

-Relação de Fornecedores da empresa;

-Relatar como funciona a estrutura organizacional da empresa (diretorias, gerências, departamentos, setores, etc.) e, se possível, fornecer organograma;

-Fornecer quadro de funcionários, elencando cargos, quantidades, salários e encargos;

-Descrição dos principais custos e despesas inerentes ao negócio;

-Relatórios Gerenciais e Financeiros diversos;

-Declarações de Imposto de Renda Federal e outras declarações tributárias federais, estaduais e municipais dos últimos 3 anos da empresa;

-Registro de todas as contas a receber (comercial ou não-comercial) e a estimativa dos valores a serem descontados e como e por que chegaram a esta determinação;

-Relação (com valor) do Ativo Imobilizado e dos Estoques;

-Lista detalhada do passivo, obrigações a pagar e outros empréstimos e débitos com juros, e adiantamentos de clientes recebidos;

-Comprovantes de contratos de arrendamento mercantil (leasing) e empréstimos, seja a receber ou a pagar;

-Contratos ou acordos que terão um impacto nas operações futuras da empresa;

-Documentos pertinentes a quaisquer ações ou reclamações de natureza jurídica contra a empresa ou seus sócios;

-Acordos de Contratos de Emprego e planos de remuneração de gerentes chaves e outros funcionários de cargos chaves na empresa (se houver);

-Obrigações contingentes incluindo garantias, empréstimos ou financiamentos não registrados no balanço patrimonial tal como cartas de crédito e fianças;

-Lista de associações dentro do ramo de atividade da empresa e vínculos com a empresa;

-Publicações dentro do ramo de atividade da empresa e pesquisas de natureza financeira do mercado.

 

DI CAVALCANTI & ASSOCIADOS CONSULTORIA EMPRESARIAL

A Di Cavalcanti & Associados é uma sociedade de economistas devidamente credenciada junto ao Conselho Regional de Economia-PE - nº 318. Atua na prestação de serviços técnico-profissionais às empresas privadas que desejam obter financiamentos de longo prazo com reduzidos encargos e Benefícios Fiscais (Federais - SUDENE, Estaduais - Guerra Fiscal Nordestina e Municipais - AL, PE e PB.

Constituída por profissionais altamente qualificados, comprometidos com resultados efetivos/concretos e soluções adequadas ao perfil de cada cliente, a Consultoria é responsável pela viabilização econômico-financeira de significativos empreendimentos no Nordeste, com grande destaque para as atividades nas áreas de mercado de capitais, financiamentos de longo prazo, corporate finance e benefícios fiscais. 

Com mais de 24 anos de atividades, orgulha-se de ter consolidado sua atuação com competência, transparência e eficácia, sendo uma referência no mercado.

 

Ricardo Di Cavalcanti  - Sócio-Diretor na Di Cavalcanti & Associados Consultoria Empresarial.

Formado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas do Estado da Guanabara - 1970 à 1973 e em Administração de Empresas pela FGV/RJ - EBAPE - 1970 à 1973 e PÓS – GRADUADO em Economia pelo CEAP – Centro de Estudo de Aperfeiçoamento – AESSE/FN. 1974 à 1976. FINANCISTA, com atuação por 20 anos em Bancos – Diretorias – BANORTE / Recife – 15 anos, MERCANTIL de PE - 1,5 ano. Anteriormente, no RJ, trabalhou no THE FIRST NATIONAL BANK OF BOSTON - 3,5 anos.

 

FALBO DI CAVALCANTI FINANÇAS EMPRESARIAIS

Escritório de Finanças Corporativas, situado em Recife/PE, desde janeiro de 2005. Expertise em finanças corporativas, notadamente serviços de valuation e project financing.

 

Luiz Falbo Di Cavalcanti - Trabalhou na PricewaterhouseCoopers, foi CFO das empresas de papel, celulose e agroindústrias pertencentes ao segundo maior grupo cimenteiro nacional. Participação em projetos de consultoria em conjunto com empresas como Booz Hallen Hamilton e Trevisan. Atuou como gestor de investimentos em empreendimentos de energia alternativa.  Desde janeiro de 2005 atua em projetos de Corporate Financing através da Falbo Di Cavalcanti Finanças Empresariais.

Eficácia na aprovação de crédito e de incentivos fiscais
» O efetivo diferencial da
Di Cavalcanti Consultoria Empresarial