Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial
BNDES amplia ofertas para aquisição de bens

Imprensa


16/02/2009

BNDES amplia ofertas para aquisição de bens

As empresas podem não ter mais dificuldade de capital de giro. Para oferecer melhores condições de acesso ao crédito às empresas, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ampliou as ofertas de apoio para a aquisição de bens de capital da linha Finame, e aumentou o alcance do Programa Especial de Crédito (PEC), destinado a capital de giro. 

No PEC, o BNDES ampliou, de 24 para 36 meses, o prazo total de pagamento, com até 12 meses de carência e 24 meses de amortização. “Por conta da crise financeira, o BNDES instituiu o capital de giro para completar a falta de crédito. Esta é uma ótima notícia”, afirmou o consultor empresarial, Ricardo Di Cavalcanti. 

Com a medida, o BNDES espera facilitar a compra de máquinas, equipamentos e veículos, além de estimular exportações. “O cliente pode procurar o banco que ele tem conta e pleitear o financiamento, que é limitado a 20% do faturamento total do ano anterior e custa, no máximo, 19% ao ano”, destacou Di Cavalcanti. As medidas vigoram até o fim de 2009 e também incluem a ampliação de prazos e a extinção do limite para operações de pré-embarque. 

No início deste mês, o BNDES já havia adotado medidas específicas para promover a competitividade de micro, pequenas e médias empresas, com melhorias nas condições do cartão BNDES, que passou de R$ 250 mil para R$ 500 mil. Os juros cobrados nos financiamentos foram reduzidos de 1,13% para 1% ao mês e o prazo de amortização foi ampliado de 36 meses para 48 meses. 

De acordo com Di Cavalcanti, os bancos federais estão complementando e atendendo a demanda de crédito do País. “Essas medidas são para atenuar o reflexo da crise porque o sistema bancário privado ainda está travado”, disse Di Cavalcanti. Segundo o consultor, a princípio, as medidas apresentadas pelo sistema financeiro devem ser suficientes para enfrentar a turbulência econômica.

 

Folha de Pernambuco

Economia

Eficácia na aprovação de crédito e de incentivos fiscais
» O efetivo diferencial da
Di Cavalcanti Consultoria Empresarial