30/07/2021
Revista Nordeste
Edição 174
29/07/2021
A OPINIÃO DA CONSULTORIA
Ricardo Di Cavalcanti:
investidor respeitado
O economista Ricardo Di Cavalcanti, que atua como consultor de incentivos fiscais para empresas que se instalam ou ampliam negócios em Pernambuco, há cerca de 30 anos, ressalta a importância do Arco Metropolitano para levantar a economia pernambucana. “O desenvolvimento está travado no Estado e um dos motivos é a falta de mobilidade, o que atrapalha
a atração e fixação de empresas devido aos custos de logística e transporte caríssimos. Tenho transferido projetos para Salvador e Fortaleza porque os empresários preferem fugir do Recife, a cidade com pior mobilidade do Nordeste”, revela Di Cavalcanti.
Segundo ele, o trânsito e as más condições das rodovias existentes anulam atrativos de infraestrutura como Suape, o Aeroporto dos Guararapes e o bom conceito da mão de obra local.
“As dificuldades de mobilidade também deixam mais caras as exportações pelo Porto de Suape e a produção agrícola de Petrolina flui pelo Porto de Salvador, entre outros. Os custos poderiam ser reduzidos se houvesse um maior volume de cargas para os portos de Pernambuco”, observa.
O economista também defende o Arco como indutor da geração de empregos porque a obra ira incrementar empreendimentos em toda sua extensão. “Ira trazer condomínios e galpões empresariais, residenciais, postos de combustíveis, entre outros investimentos. O Arco terá um efeito imediato.
Eficácia na aprovação de crédito e de incentivos fiscais
» O efetivo diferencial da
Di Cavalcanti Consultoria Empresarial