Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial
Mercantil Repassa Crédito do BNDES

Imprensa


05/12/1991

Mercantil Repassa Crédito do BNDES

O Banco Mercantil S.A., com sede em Recife e agências nos principais centros financeiros do País, dispõe de CR$ 1,5 bilhão para aplicar através de duas importantes linhas de financiamento do BNDES: FINAME-Agência Especial de Financiamento Industrial e POC-Programa de Operações Conjuntas. As operações de Repasses de recursos provinientes do FINAME têm sido,nos últimos anos, a principal fonte de financiamento e investimentos disponível para que as empresas adquiram equipamentos, máquinas, caminhões, renovação de frota de ônibus etc.

Para o diretor de Negócios Corporativos do MERCANTIL, a preferência das empresas pelos repasses, deve-se basicamente ao prazo de carência, aos baixos encargos financeiros e ao longo prazo de amortização do financiamento, o que não compromete o  capital de giro das empresas. " Nenhuma linha de financiamento disponível no mercado concorre com o FINAME, especialmente agora que os Bancos estão contigenciados na captação dos CDBs e a política monetária tender a manter a taxa real de juros em níveis bastantes elevados, visando evitar o aumento do consumo e incentivar a redução dos estoques", afirma Di Cavalcanti.

POLÍTICA DE INCENTIVOS DO BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES, prosseguindo a política de incentivos às empresas, aumentou sua participação nos diversos programas de financiamento, acarretando um menor comprometimento dos recursos próprios das empresas. Além disso, as operações antes restritas a pessoas jurídicas, foram estendidas via FINAME Agrícola também a pessoa física, possibilitando o acesso do pequeno agricultor à máquina com as melhores condições de financiamento. Outro programa do BNDES que merece destaque é o FINAME Importação, uma linha de crédito voltada para aquisição de bens/serviços importados. Nesta modalidade, as operações serão enquadradas no POC-Programa de Operações Conjuntas, do mesmo BNDES.

De acordo com o Coordenador de Produtos da Diretoria de Negócios Corporativos, o POC possibilita a importação, expansão, desenvolvimento tecnológico, entre outros investimentos, de empresas nacionais, financiando investimentos realizados no seu ativo permanente como obras civis, instalações, aquisição e/ou desenvolvimento de software, capital de giro e outros itens. A grande vantagem desta linha de crédito é a agilidade com que é homologada pelo BNDES: cinco dias a partir da data de apresentação do projeto, através do BANCO MERCANTIL S.A.

Eficácia na aprovação de crédito e de incentivos fiscais
» O efetivo diferencial da
Di Cavalcanti Consultoria Empresarial