Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial
Mudança de perfil no setor

Imprensa


12/05/2012

Mudança de perfil no setor

O consultor de empresas e especialista em finanças Ricardo Di Cavalcanti acredita que redução da taxa Selic para menos de 8% ao ano vai provocar forte mudança no perfil do setor bancário brasileiro, que ficará visível no primeiro semestre de 2013 com a saída do mercado dos bancos de 2ª e 3ª linha, pequenos e médios portes, não capitalizados.

Para ele, o custo fixo e a inadimplência vão fazer com que esses bancos que captam a taxas muito acima de mercado, e por isso têm custo variável alto, não terão como continuar operando no mercado competitivo. Num primeiro momento, devido às gorduras que ainda têm, será possível manter-se. Mas depois não haverá mais espaço. A realidade de um País com taxa Selic de 8% não deixa margem para esse tipo de instituição, com os custos que ainda operam. 

Isso não é ruim. Apenas deve refletir a nova realidade de um mercado financeiro mais adequado ao mercado internacional. Também não significa dizer que haverá uma extinção desse tipo de instituição, uma vez que alguns se adaptarão, enquanto outros serão incorporados pelos grandes bancos que têm maior ganho de escala, embora signifique maior concentração no sistema financeiro brasileiro. As incorporações e fusões, em 2013, são inevitáveis, passando o Brasil a ter juros civilizados, conclui. 

JORNAL DO COMMERCIO 

ECONOMIA 

JC NEGÓCIOS 

Eficácia na aprovação de crédito e de incentivos fiscais
» O efetivo diferencial da
Di Cavalcanti Consultoria Empresarial