Critérios e Taxas anuais FNE BNB – junho 2023 - KALEA Mitigação de riscos - Kalea Cadastro Automatizado - BNB inovação - Redução IRPJ 75%10 anos - Excelente notícia BNDES

02/06/2023

seta Critérios e Taxas anuais FNE

Banco do Nordeste – junho 2023 -
pós-fixadas ou prefixadas

seta FNE Indústria, Comércio e Serviços.

seta Taxas pós-fixadas

Empresas Faturamento < R$ 90 MM a.a.
Taxas FNE % a.a. - Banco do Nordeste

Empresas Faturamento > R$ 90 MM a.a.
Taxas FNE % a.a. - Banco do Nordeste

Condições
FNE Banco do Nordeste
Clique aqui

seta Taxas pós-fixadas

Taxas pós-fixadas

seta Taxas prefixadas

Taxas prefixadas

setaMitigação de riscos para as instituições financeiras

Kalea

Através da inteligência artificial utilizada no HUB de crédito do KALEA, nós proporcionamos às instituições financeiras, mediante autorização dos usuários, uma visualização prévia dos perfis financeiros empresariais que nós possuímos em nossa plataforma.

Desta forma, a instituição pode selecionar o perfil que deseja operar, sem gastar esforços com os demais.

Saiba mais sobre a nossa plataforma em: www.kaleacred.com

setaMitigação de riscos para as instituições financeiras

Kalea

Trazendo a sua instituição financeira para o KALEA você otimiza o tempo de trabalho da sua equipe, afinal, todo o onboarding dos seus clientes será realizado pela nossa plataforma. Saiba mais sobre essa funcionalidade em: www.kaleacred.com

Kalea

seta Procura por crédito do BNB para inovação triplica em um ano

crédito do BNB

O Banco do Nordeste (BNB) destinou R$ 1,64 bilhão a projetos de inovação em toda a sua área de atuação em 2022, cerca de R$ 1 bilhão a mais do que o contratado no ano anterior. Além disso, a instituição triplicou a quantidade de projetos financiados, passando de 276 em 2021 para 838 no ano passado.

No estado do Ceará, os empreendimentos receberam do BNB R$ 119 milhões para inovarem em suas atividades, 30 vezes mais na comparação com 2021. Os recursos podem ser usados na implementação de produtos ou serviços e melhoria tecnológica, contemplando aquisição de bens e capital de giro associado ao investimento.

De acordo com o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, a elevação da procura é indicativo de que as empresas situadas na área de atuação do Banco estão atentas a fatores como competividade, alcance de novos mercados e melhoria de eficiência. O executivo informa que o BNB reservou, inicialmente, para este ano, R$ 1,35 bilhão para financiar projetos de inovação, mas o crédito pode ser ampliado conforme o aumento da demanda. Para o Ceará, estão previstos R$ 150 milhões.

“Para criar uma ambiência favorável à inovação, o BNB adota diferentes estratégias, como a atuação de seu Hub de Inovação, subvenção econômica para projetos inovadores, por meio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), e financiamento de projetos produtivos com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Essas políticas refletem o compromisso do BNB em apoiar a inovação e o desenvolvimento econômico e social da Região”, afirma Câmara.

O BNB possui linha de crédito exclusiva para apoiar projetos inovadores, no campo e na cidade, chamada FNE Inovação. O objetivo é promover a inovação em produtos, serviços, processos e métodos organizacionais nos empreendimentos. As taxas de juros para propostas no âmbito urbano estão entre 7,33% e 9,66% ao ano, e o prazo de pagamento pode chegar a 15 anos. No meio rural, os empreendedores têm acesso a taxas ainda mais baixas, entre 6,67% e 6,82% ao ano. As condições variam conforme localização, finalidade do projeto e porte do empreendimento.

Etene destaca diversidade de projetos

Pesquisa realizada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) constatou a diversidade de projetos de inovação contemplados com financiamentos do Banco do Nordeste nos últimos dez anos. Entre eles, o estudo destaca os voltados para automação da irrigação das culturas agrícolas, geração de energia limpa, desenvolvimento de aplicativos para a educação, na área de serviços médicos, bem como para o comércio varejista, com a implementação de empreendimentos que operam o comércio on-line.

O gerente executivo da Célula de Avaliação de Políticas e Programas do Etene, Airton Saboya, ressalta a efetividade dos financiamentos do FNE Inovação, que contribuíram para aperfeiçoar produtos e serviços dos empreendimentos financiados pelo Banco, colaborando ainda para alavancar o faturamento das empresas beneficiadas com recursos do FNE.

seta Redução IRPJ 75% por 10 anos

Sudene

seta Excelente notícia BNDES

bndes

25 de maio de 2023 Indústria e Serviços | Institucional

Em evento na Fiesp, Mercadante anuncia medidas do BNDES para fortalecer a indústria brasileira

Banco reduziu em até 60% spread da linha Exim Pré-Embarque, que financia produção de bens nacionais para exportação

Empresas com receita em dólar ou atrelada à variação cambial terão até R$ 2 bi para financiar aquisição de máquinas com taxa fixa em dólar

Com aprovação ontem, pelo Senado, Banco terá R$ 20 bi em quatro anos para financiar inovação com taxa de juros de 1,7% ao ano

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta quinta-feira, 25, uma série de medidas para fortalecer a indústria brasileira. O pacote inclui a disponibilização de R$ 2 bilhões, a taxa fixa em dólar, para empresas brasileiras exportadoras com receita em moeda americana ou atrelada à variação cambial, a redução dos spreads para financiar a produção de bens nacionais voltados à exportação, e a disponibilização de R$ 20 bilhões, nos próximos quatro anos, para financiar inovação tendo por juros a Taxa Referencial (TR).

As novidades foram anunciadas pelo presidente do Banco, Aloizio Mercadante, no Seminário “Indústria Forte, País Forte”, que acontece na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em comemoração ao Dia da Indústria. Para Mercadante, o movimento do BNDES “inaugura uma nova etapa” no relacionamento com o setor. “Espero que hoje seja uma data histórica, de uma aliança estratégica para defesa da indústria brasileira”, disse.

Taxa fixa em dólar - No caso da Taxa Fixa BNDES em Dólar (TFBD), ela tende a ser positiva para clientes com receitas atreladas à variação do dólar, já que esses têm um hedge natural, que possibilita compensar perdas e ganhos oriundos da oscilação cambial.

Serão R$ 2 bilhões, por 12 meses, para aquisição de máquinas e equipamentos de fabricação nacional por meio do BNDES Finame e para projetos de investimento ou capital de giro no âmbito do BNDES Automático e do BNDES Finem.

No caso desses dois últimos produtos, estão habilitadas apenas empresas enquadradas na seção C (Indústria de Transformação) da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A opção pela taxa em dólar terá prazo máximo de carência de até 24 meses, contados a partir da fixação da TFBD, e prazo total de até 120 meses. Seu custo financeiro será a partir de 5,5% a.a. (remuneração do BNDES) mais remuneração do agente financeiro e variação cambial. O prazo máximo para liberação de recursos é de até 120 dias.

Cabe ao agente financeiro avaliar a capacidade de pagamento dos clientes, em especial a existência de receitas em dólar compatíveis com as obrigações financeiras da operação de crédito. As operações começarão a ser protocoladas ainda em junho.

Condições favoráveis para inovação – Os R$ 20 bilhões anunciados pelo presidente do Banco para inovação resultam de aprovação ontem, pelo Senado Federal, para que o BNDES financie projetos de P&D a Taxa Referencial (TR), com custo de 1,7% ao ano e dois de carência.

“Não existe inovação com TLP (Taxa de Longo Prazo). Vai ter dinheiro para inovação do BNDES a custo barato. Subsídio não é jabuticaba. Transparente, ele é indispensável neste pós-pandemia”, afirmou Mercadante.

Menos juros para MPMEs exportadoras - Quanto ao BNDES Exim PréEmbarque, que financia a produção de bens nacionais a serem exportados, o destaque é a redução da remuneração básica do BNDES. O spread cobrado pelo Banco será reduzido em até 60%, no caso de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), mas as melhoras nas condições da linha abarcarão empresas de todos os portes.

As novas remunerações básicas estão a partir de 0,50% a.a., o que resulta em taxas de juros totais, em dólar, a partir de 3,80% a.a. (veja a tabela abaixo). As alterações são resultado do processo de revisão dos spreads na Política Operacional do BNDES, com o objetivo de reforçar a atuação do Banco em alguns objetivos prioritários, como o fortalecimento da indústria, o apoio às MPMEs e o aumento das exportações brasileiras, em alinhamento com a nova estratégia geral da instituição.

O limite de financiamento com as novas condições é o equivalente em dólares a R$ 150 milhões por grupo econômico, nas modalidades direta e indireta (operações contratadas com um agente financeiro repassador dos recursos do BNDES), e valores adicionais poderão ser financiados com as condições anteriores.

As demais condições da linha de crédito permanecem inalteradas, com o financiamento de até 100% do valor da exportação na fase pré-embarque e prazos de até cinco anos.

Veja, na tabela abaixo, um resumo das alterações na remuneração básica do BNDES:

bndes

Operações Indiretas contam com intermediação financeira no valor de 0,15% a.a

Há 30 anos a Di Cavalcanti atua na prestação de serviços técnico-profissionais obtendo financiamentos
FNE junto ao Banco do Nordeste para seus Clientes