Comércio - Vantagens Competitivas do Nordeste

10/02/2010

Comércio - Vantagens Competitivas do Nordeste

Estados nordestinos oferecem crédito presumido de ICMS no montante que torne o ICMS a recolher em apenas 1% sobre o valor das vendas interestaduais e no máximo em 3% nas vendas realizadas no próprio Estado. Atualmente, os mais competitivos são PB e AL. A Paraíba, por exemplo, está dando crédito presumido de ICMS para as importações em valor suficiente que torne o ICMS a ser recolhido nas vendas interestaduais em apenas 5%, independente da alíquota ser 17% ou 25% na importação ou do porto de desembarque. Naturalmente, o porto desembaraço será o de Cabedelo.
O Banco do Nordeste financia em até 100% os investimentos a serem realizados, com capital de giro associado. Os encargos médios fixos são de 8% ao ano. Através do Giro Insumo financia também capital de giro.
O BNDES financia, para todo o País, através do Automático, além dos Finames, até R$ 10 milhões por empresa (CNPJ), a cada 12 meses, para investimento fixo e capital de giro associado, o setor comercial.