Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial Di Cavalcanti & Associados | Consultoria Empresarial
Consultor Ricardo Di Cavalcanti opina e explica porque o Arco Metropolitano é essencial para Pernambuco

Notícias


09/04/2024

Consultor Ricardo Di Cavalcanti opina e explica porque o Arco Metropolitano é essencial para Pernambuco


PERNAMBUCO

Revista Nordeste

Arco Metropolitano do Recife

O consultor empresarial Ricardo di Cavalcanti, há anos como referência na atuação estratégica de negócios no Nordeste brasileiro, faz análise sobre um projeto de importância para os setores de infraestrutura, logística, mobilidade e turismo para a Região Metropolitana do Recife: o Arco Metropolitano.

Ele lembra o posicionamento do movimento “Atitude Pernambuco” e elenca as causas e efeitos deste grande investimento.

Segundo ele, o Atitude Pernambuco defende a realização do Arco Metropolitano por acreditar que o corredor viário revolucionará a infraestrutura de transporte na região, conectando áreas-chave e impulsionando a economia local, sendo uma rota alternativa ao pesado fluxo da BR-101.

A iniciativa tem alto nível de complexidade no que diz respeito a questões ambientais, financeiras e burocráticas. Prova disso é que esta alternativa vem sendo debatida desde aos anos 90, por diversas gestões públicas estaduais, instituições e empresas privadas.

“Para nós, este projeto interessa a todos os pernambucanos. Por isso, celebramos convênio com o poder público para doação de estudo técnico com alternativa ao traçado original com foco na redução do impacto ambiental, redução do custo de execução, entre outros benefícios que tendem a agilizar e tornar a obra sustentável. Não temos dúvida que toda e qualquer questão ambiental precisa ser levada em consideração quando o que temos em vista são entregas que perpassarão gerações”, pontua.

No projeto, o consultor sugere análise de viabilidade de uma Parceria Pública Privada (PPP) com cobrança de pedágio e instituição pelo Governo, de contribuições de melhoria, haja vista que o Arco, indispensável para o desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife, valorizará áreas rurais das Usinas, hoje apenas com plantio de cana-de-açúcar.

As Contribuições de Melhoria, segundo ele, são cobradas quando ocorre a valorização de imóveis a partir de obras públicas.

Por isso, é importante que a administração do Governo tenha em mente que o tributo só deve incidir sobre imóveis que efetivamente foram valorizados em razão da intervenção pública.

Arco Metropolitano do Recife destravará o desenvolvimento da região

Em resumo, Ricardo Di Cavalcanti cita abaixo algumas vantagens que o Arco Metropolitano do Recife favorecerá:

O Arco destravará o desenvolvimento indispensável de Pernambuco, gerando novas rendas e criando os inadiáveis empregos diretos e indiretos;

Possibilitará a indispensável mobilidade urbana;

Permitirá a desconcentração industrial e da logística no próprio Estado;

Propiciará o desenvolvimento do Complexo Industrial Portuário de Suape, permitindo inclusive que passe a ter preços competitivos;

Favorecerá o meio ambiente com a despoluição dos gases gerados pelo tráfego desnecessário;

Diminuirá o elevado número de atropelamentos e acidentes automobilísticos, principalmente com as motos, devido ao intenso tráfego. Com isso também, desafogará as Urgências/ Emergências dos Hospitais e as respectivas UTI’s;

Incentivará a implantação de novos Condomínios/Loteamentos Residenciais, Distritos Industriais, Condomínios de Galpões, Postos de abastecimento de combustíveis – Truck Centers;

Disponibilizará infraestrutura logística para todo o Nordeste Oriental (RN, PB, PE, AL e SE);

Com o tráfego racional de veículos, eliminando os engarrafamentos, tanto o turismo no litoral Sul, quanto no Norte Pernambucano, crescerá.

Eficácia na aprovação de crédito e de incentivos fiscais
» O efetivo diferencial da
Di Cavalcanti Consultoria Empresarial